top of page
AM_icon.png

proj .: CONCURSO URBANO E RENOVAÇÃO INDUSTRIAL  / 46.000m²

CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS

 

frança

Créditos: ANMA,  AM Atelier de Arquitetura

Ao longo do canal de L’Ourcq, no lado de Bobigny, e os trilhos de trem em Romainville, o local faz parte de um território agora ocupado por armazéns, hangares e atacadistas industriais. As duas parcelas são separadas pela autoestrada, o principal eixo entre Paris e o leste de Paris, mas também uma pausa urbana entre Bobigny e Romainville.
 

A parte urbana e arquitetônica escolhida distingue claramente as diferentes zonas que estruturam o local e seus modos de frequência: fluxo de caminhões, fluxo de funcionários e fluxo de visitantes. Foi dada especial atenção à fluidez da circulação motora, mas também na segurança dos fluxos de pedestres, distinguindo claramente os dois níveis de tráfego.


A entrada principal de pedestres no lado de Romainville fornece acesso ao prédio administrativo, às instalações sociais e aos módulos 1/2/3 por uma rota alta que percorre a fronteira sul do terreno.Ao mesmo tempo, no lado de Bobigny, uma entrada secundária alta permite o acesso às salas sociais dos módulos 6 e 7 de Romainville: em antecipação à transformação da antiga avenida urbana, agora existe um elo natural de pedestres entre as atividades de Romainville e Bobigny pela futura avenida. O centro de tratamento também leva em consideração o curso educacional sobre o funcionamento da Syctom que é acompanhado, paralelamente, por um curso didático sobre biodiversidade.
 

angelica manfredini
logo_2.png
atelier.png
logo_hor_2.png
bottom of page